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Como construir uma marca, não apenas um negócio

Recentemente, escrevemos um artigo acerca das diferenças entre um negócio e uma marca. Hoje queremos falar-lhe sobre os passos iniciais que deve tomar para desenvolver uma marca, e não apenas um negócio.

Construir uma marca não é algo que acontece da noite para o dia. É algo que evolui ao longo do tempo e que continuará a evoluir à medida que o seu negócio cresce. No entanto, existem passos que deve tomar no princípio de forma a criar uma marca que o diferencie de todos os concorrentes do mercado. Abaixo, abordo alguns destes passos.

I. Tenha uma história clara

O primeiro passo é tornar a sua jornada clara. As histórias dão personalidade às marcas. A sua história é aquilo que o diferencia e que vai criar uma ligação emocional com o seu público.

Pode estar a pensar que não tem uma história. Acredite, todos temos uma. A melhor maneira de começar a construir a sua história é pensar no porquê. Por que é criou o seu negócio? Muitas das vezes, a razão é o facto de ter estado onde os seus clientes ideais se encontram no momento. Passou pelo que eles estão a passar, mas saiu vitorioso. Agora, quer ajudar os outros a aprender com os erros que cometeu.

II. Defina a sua PUV (Proposta Única de Valor)

A segunda parte da construção de uma marca online é saber o que o torna diferente. O que é que o destaca dos outros negócios na indústria? Sim, a sua história vai diferenciá-lo, mas quais são os aspetos do seu negócio que também o fazem?

III. Crie uma mensagem da marca

De seguida, precisa de criar uma mensagem clara da marca.  Uma mensagem da marca é uma afirmação clara e concisa que explica o que faz, para quem o faz, por que o faz e como o faz.

Queira garantir que a sua mensagem da marca está integrada em tudo o que faz: o conteúdo do website, as publicações nas redes sociais, os emails para a lista de contactos, etc. …. Assegure que tudo pauta pela consistência.

IV. Conheça o seu público

Antes de desenvolver e promover a sua marca, precisa de saber com quem está a comunicar. Muitos negócios criam conteúdo sem saber o suficiente acerca dos clientes ideais e das suas necessidades. Como consequência, as mensagens tornam-se confusas, o que frustra o público.

V. Defina a sua oferta

Por muito tentador que pareça, não pode agradar a todos. Simplesmente não funciona. Se tentar apelar a todos os consumidores, vai acabar por não atrair ninguém. Assim que souber quem são os seus clientes ideais e quais as suas necessidades, crie uma oferta exclusiva que resolva os problemas deles.

Estes cinco passos representam somente o começo da construção de uma marca online bem-sucedida. Contudo, se os seguir, vai estabelecer uma ótima fundação para o futuro da sua marca.

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