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Erros de branding a evitar

Como evitar 5 armadilhas comuns no branding

Nunca é demais destacar o impacto que uma boa identidade da marca tem no seu negócio. Isto inclui tudo desde a escolha das fotografias e do esquema de cores até ao logótipo e aos elementos de design. Nunca subestime o valor que o aspeto e a personalidade da marca têm no seu negócio.

Um design de qualidade constrói confiança

Mesmo sem nos apercebermos conscientemente, o design de um website, de um cartão de visita ou de um anúncio impacta a nossa impressão inicial de um negócio. Por exemplo, quando procura por uma nova marca de sapatos, subconscientemente exclui as marcas que têm sites desatualizados ou com fraca funcionalidade. Isto prova que, em qualquer setor da indústria, a identidade visual da sua marca é significativa.

No que se refere ao seu negócio, aqui ficam algumas armadilhas que pode evitar facilmente, de forma a igualar a qualidade da identidade da marca à do seu negócio!

Adiar a implementação de uma identidade da marca

Um dos principais erros que os negócios cometem no que toca ao branding é desvalorizar o impacto de uma boa identidade da marca. Ficamos sempre em choque quando alguém procura serviços de design, tais como um website, planilhas, flyers, ou qualquer outro material para promoção, mas ainda não tem uma identidade estabelecida para a marca. Nós percebemos que é necessário reduzir nos custos quando se inicia um negócio, mas não há maneira de produzir materiais de marketing sem uma identidade da marca. Mesmo que só tenha um website, é obrigatório implementar um aspeto e uma personalidade. Quais são as cores que a sua marca evoca? Com que tipos de letra é que o seu público se identifica? E quanto ao estilo de fotografia? Já entendeu, não já? É não só necessário, mas também divertido, trazer a sua visão para o mundo real.

Comprar um logótipo pré-feito

O emoji embaraçado ilustra bem esta situação 😳😳😳

Há muitos sites que oferecem logótipos baratos por tão pouco como 45€. Embora possa parecer uma ótima forma de poupar dinheiro, nós imploramos que não o faça! É garantido que acabará com um logótipo que não reflete a sua visão, o seu valor, ou a qualidade que merece. Além disso, o mais provável é que, com o tempo, queira substituir o logótipo, o que fará com que gaste mais dinheiro ao optar por este serviço duas vezes. Merece qualidade, e para tal é melhor estabelecer um branding coeso desde o princípio.

Experimentar o método “faça você mesmo”

É natural querer ter controlo sobre todos os aspetos do seu negócio. No entanto, é melhor ficar-se por aquilo que faz melhor. Quer seja fotografar, planear eventos ou criar produtos, reserve a sua energia para isso.  Embora talvez saiba usar o Photoshop, os designers de branding estão muito mais bem equipados para comunicar o seu negócio da melhor forma possível. Vão poupar-lhe muito tempo e desapontamentos.

Alterar o branding frequentemente

Se está sempre a reformular drasticamente a identidade da marca, o mais certo é que esteja a conformar-se às tendências do design. O que pretende é construir uma marca intemporal, e não uma que esteja constantemente a mudar. Ao estabelecer uma única identidade da marca, está a desenvolver uma marca coesa que é imediatamente reconhecida e na qual os seus seguidores e apoiantes confiam.

Despachar o processo

Mesmo que se sinta sobrecarregado com o crescimento do seu negócio, reforçamos que não considere o processo de identidade da marca de forma leviana. Tire tempo para investir na definição da visão que sustenta a sua marca, e descubra o propósito do seu negócio. Estes detalhes ajudam o seu designer a refletir o seu negócio genuinamente, para que a sua marca combine perfeitamente consigo! Se tirar tempo ao início, é muito menos provável que tenha de refazer o branding no futuro ou que deteste o seu branding atual.

Se optou por um logótipo barato/ pré-feito, como mencionámos acima, não tirou tempo com o designer para investir na sua marca. O que quer evitar é ter uma marca da qual se sinta envergonhado ou que não reflita a sua visão.

Como evitar estas armadilhas

O melhor modo de evitar estes erros comuns na sua marca é investir tempo logo desde o começo. Tente compreender o que torna o seu negócio único e defina o seu propósito. Assim que entender bem a sua visão, contrate um designer de qualidade para dar um rosto à sua marca e ajudá-lo a construir um design coerente. Se desejar trabalhar connosco na identidade da sua marca, ou noutras necessidades, estamos aqui para ajudá-lo a make it happen!

Identifica-se com algum destes erros? Que outros erros cometeu ou viu outros negócios a cometer?

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